fbpx
A sua opinião

Situada na Indonésia, com habitantes bastante singulares que são uma das maiores atrações da ilha: os #dragões, sim, #dragões-de-komodo (#Varanus #komodoensis), que dão o nome à ilha. Estes #répteis estão limitados a algumas ilhas da Indonésia incluindo: Rinca, Padar, Flores, e, claro, a ilha #Komodo.

São considerados os maiores #lagartos que habitam a superfície da Terra, são dotados de um apetite feroz, podendo alimentar-se de presas extremamente grandes, como: porcos, veados, javalis e há relatos de se ter avistado dragões-de-komodo a alimentar-se de búfalos! Além disso, também podem ser considerados, em algumas situações, canibais, pois podem alimentar-se de crias da mesma espécie, no entanto, não é tarefa fácil, pois os recém-nascidos são répteis extremamente ágeis, e muitas vezes, conseguem escapar aos adultos esfomeados, além disso, podem pôr em prática um truque bastante inteligente, podem rebolar em matéria fecal, como se passassem um repelente no seu corpo, só que este, não é para afastar insetos, mas sim, dragões-de-komodo adultos, bastante curioso, não achas?

Varanus komodoensis – Parque de Thoiry (França) –  Foto: Vassil

São animais pesados, com uma possante armadura corporal, providos de fortes garras, dentes serrilhados e cauda musculada, podendo atingir uns espetaculares, três metros de comprimento! Apesar do seu tamanho, alguns destes animais são bons nadadores, por vezes, se o tiverem que fazer, também podem trepar às árvores, no entanto de uma maneira mais lenta. Não é um #predador muito ativo, frequentemente opta pela “caça de espera”, aguardando a sua oportunidade, e quando a tem, este não hesita, e muitas vezes pode parecer que falhou, e não terá alimento, pois a presa escapa, no entanto, se este conseguir desferir uma dentada, as bactérias da sua saliva e #veneno que este detém, matarão a presa dentro de alguns dias, quando esta morre, como é que o #réptil consegue chegar até ela para se alimentar? Através do seu poderoso olfato, este consegue localizar o corpo da presa, e frequentemente, quando um #dragão se alimenta, existem vários a alimentar-se, há uma alimentação em grupo, digamos assim. Investigadores descobriram que além das bactérias nocivas, o #veneno que este animal contém, pode impedir a coagulação do sangue, o que causa enorme perda de sangue, na presa. A sua língua #bífida é uma arma secreta, pois é a partir dela que este sabe qual a orientação espacial da presa, moléculas recolhidas no ar ou no solo são analisadas então, pelo órgão de #Jacobson. Muitas vezes podem sentir o cheiro a carne podre, a alguns quilómetros de distância! Além disso, têm uma dentição extremamente adaptada à sua dieta, a par disso, os fortes músculos do pescoço permitem-lhe engolir grandes pedaços de carne.

Varanus komodoensis – Viglianti

Agora, saindo um bocadinho do específico, e sendo mais abrangente, vou dar-vos outros exemplos, pois o fantástico dragão-de-komodo (Varanus komodoensis) faz parte da família Varanidae, onde também estão incluídos o varano-de-bengala (Varanus bengalensis), o varano do nilo (Varanus niloticus), e por exemplo, a espécie Varanus salvator, estes por sua vez podem mergulhar dentro de água de modo a fugirem aos predadores, permanecendo submersos durante algum tempo. Em terra firme, também eles são mestres, por exemplo o varano-de-gould (Varanus gouldii), que pode correr bastante rápido, em curtas distâncias, além disso, quando ameaçado, este réptil pode erguer-se sobre as patas posteriores para enfrentar um possível rival. Durante a época de reprodução é comum os combates entre machos, maioria dos varanos endireitam a cabeça e, de modo a intimidarem os predadores ou possíveis rivais, estes podem silvar ruidosamente.

Estas ilhas, localizadas na Indonésia, albergam outros animais espetaculares, no entanto, neste artigo, apenas vos falei um bocadinho de um deles: o fantástico dragão-de-komodo, e é também por ele, que, temporariamente, foi proibido visitar a ilha Komodo, devido ao crescente número de turistas e tráfico de animais, esta medida visa proteger e preservar este e outros animais que ocupam aquele local, e que no caso deste dragão, são considerados símbolos das ilhas que habitam.

Komodo: uma ilha especial

O dragão de Komodo é capaz de ver em uma distância de?

Obrigado pela votação!

AJUDEM-NOS

Save the

REPTILWORLDPARK

Project

Clic Here !

x

Informação COVID-19

Na sequência da pandemia mundial que afecta todos os países, com todos os inconvenientes sanitários e económicos que os acompanham. Lamentamos informá-lo de que o projecto Reptilworldpark, que ainda estava em vias de ser criado, há um mês, já não poderá ser criado na sequência da perda dos financiamentos previstos. Agradecemos sinceramente a todos aqueles que nos apoiaram durante os seus dois anos de preparação e, acima de tudo, prestem atenção, protejam-se!

Jeziel Carvalho
Responsável pelo projecto Reptilworldpark

***

Following the global pandemic that affects all countries, with all the health and economic disadvantages that go with it. We regret to inform you that the Reptilworldpark project, which was still in the process of being set up a month ago, can no longer be set up as a result of the loss of planned funding. We sincerely thank all those who supported us during their two years of preparation and, above all, pay attention, protect yourselves!

Jeziel Carvalho
Responsible for the Reptilworldpark project

You have Successfully Subscribed!